Mundo

Primeira bebê de proveta está encantada com Nobel para Robert Edwards

Agência France-Presse
postado em 04/10/2010 12:43
LONDRES - Louise Brown, a primeira bebê de proveta do mundo, declarou-se "encantada" nesta segunda-feira (4/10) com a atribuição do Prêmio Nobel de Medicina a Robert Edwards, cuja terapia de fertilização in vitro permitiu que ela fosse gerada, em 1978.

Robert Edwards (C) ao lado de Louise Brown e Alastair MacDonald: primeiros bebês gerados a partir de fecundação in vitro"É uma notícia fantástica. Minha mãe e eu estamos encantadas por ver um dos pioneiros da fecundação in vitro recebendo o reconhecimento que merece", disse Louise, hoje com 32 anos, em uma carta escrita com sua mãe, Lesley Brown.

"Temos um grande carinho por Bob, e estamos felizes em enviar nossos parabéns pessoalmente, para ele e sua família", acrescenta o texto.

Edwards, de 85 anos, e o ginecologista Patrick Steptoe, falecido em 1988, desenvolveram uma inovadora técnica de fecundação in vitro, cujo primeiro êxito foi o nascimento de Louise Brown.

Uma porta-voz de Edwards disse que o médico, de 85 anos, está com a saúde muito debilitada para conceder entrevistas, mas que, ao longo de sua carreira, sempre defendeu que "a coisa mais importante da vida é ter um filho".

Sua mulher, Ruth Edwards, indicou que a família estava "emocionada" com o prêmio. "O sucesso desta pesquisa afetou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo", disse, em um comunicado.

Edwards e Steptoe fundaram também a primeira clínica de fertilidade do mundo, a Bourn Hall, em Cambridge, onde aperfeiçoaram o procedimento que até hoje já permitiu o nascimento de aproximadamente quatro milhões de bebês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação