Mundo

Site do Nobel da Paz é atacado por hackers

Agência France-Presse
postado em 26/10/2010 13:02
OSLO - O site do Nobel da Paz foi objeto de um ataque virtual, informou a operadora de telecomunicações Telenor nesta terça-feira (26/10), menos de três semanas depois do anúncio do prêmio de 2010 para o dissidente chinês Liu Xiaobo.

"O site foi comprometido ou, como se diz de forma mais popular, atacado", declarou Frank Stien, diretor de segurança da Telenor, confirmando uma informação do jornal Aftenposten.[SAIBAMAIS]

Ao visitar o endereço www.nobelpeaceprize.org, o internauta corre o risco de ter o computador infectado por um "cavalo de Tróia", um programa difícil de detectar que permite ao hacker assumir, a distância, o controle da máquina.

Segundo Frank Stien, o último endereço IP utilizado pelo hacker é o de uma universidade taiwanesa, a National Chiao Tung University, mas isso não significa obrigatoriamente que o ataque tenha sido iniciado em Taiwan, uma vez que os piratas utilizam com frequência muitos computadores para dissimular o rastro.

"Não podemos dizer nada sobre a identidade dos agressores nem sobre suas motivações", afirmou Stien. O Instituto Nobel de Oslo confirmou estar a par do ataque, mas destacou que a situação voltou ao normal. "Não é mais perigoso visitar o site, o problema foi resolvido", disse Sigrid Langebrekke, funcionário do instituto.

A atribuição, em 8 de outubro, do Nobel da Paz a Liu Xiaobo, um dissidente que cumpre pena de prisão de 11 anos por "subversão do poder do Estado", provocou a revolta do regime chinês. O ex-professor universitário de 54 anos é um dos autores da Carta 08, que pede uma China democrática. Pequim o considera um criminoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação