Mundo

Obama e Medvedev tiveram reunião fora da agenda

Agência France-Presse
postado em 21/11/2010 11:08
O presidente americano Barack Obama e seu colega russo, Dmitry Medvedev, se encontraram em uma reunião fora da agenda em Lisboa, em um esforço para obter um clima de confiança entre os dois países.

"Eles foram para uma sala e conversaram durante 15 a 20 minutos", disse o porta-voz da Casa Branca, Ben Rhodes, à imprensa a bordo do avião presidencial Air Force One, antes de pousar em Washington na noite de sábado.

"Foi informal, não estava planejado", completou.

Apenas um intérprete acompanhou os dois presidentes na reunião fora da agende, à margem do encontro de cúpula da Otan.

A Rússia e a Otan chegaram a um acordo no sábado para examinar em conjunto a criação de um escudo antimísseis para defender a Europa, além de um acerto para aumentar o fluxo de material para a guerra no Afeganistão que passa pelo território russo, deixando para trás um período de tensões entre os dois antigos rivais da Guerra Fria.

Na sexta-feira, a alianza militar do Ocidente aprovou a criação de um sistema de defesa antimísseis para proteger a Europa e convidou a Rússia a cooperar com o projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação