Mundo

Chávez: EUA querem extradição de traficante para atacar seu governo

Agência France-Presse
postado em 21/11/2010 14:28
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou neste domingo que o governo dos Estados Unidos pediu a extradição do suposto traficante venezuelano Walid Makled, detido na Colômbia e também solicitado por Caracas, para atacar seu governo e a chamada ;revolução bolivariana;.

"O império pretende que Makled seja extraditado aos Estados Unidos", escreveu o presidente da Venezuela em seu artigo dominical ;Las Líneas de Chávez;.

"Washington quer usá-lo para que vomite todo tipo de acusações contra a Revolução Bolivariana, contra sua liderança política e militar, e assim incluir a Venezuela na lista negra de países que apóiam o narcotráfico", completou Chávez.

"A canalha midiática, nacional e internacional, vem posicionando a imagem da Venezuela como um Estado delinquente, obedecendo à estratégia imperial de criar as condições para uma intervenção militar", afirma ainda.

Segundo Chávez, o objetivo é levá-lo à Corte Penal Internacional.

"Fracassarão: não vão poder reeditar o trágico cenário do Panamá em 1989", disse Chávez em referência à invasão americana a este país.

Esta semana, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou que deu a palavra a Chávez sobre a extradição a Caracas de Mackled, que é acusado na Venezuela de homicídio, narcotráfico e lavagem de dinheiro.

Makled, detido em agosto na Colômbia, já citou uma suposta proteção militar da qual teria desfrutado na Venezuela e o pagamento de subornos milionários a altos funcionários do governo.

As acusações foram negadas pelo governo Chávez, mas Makled deu a entender que possui provas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação