Mundo

Obama é quem deve estar preocupado, diz Lula ao negar "antiamericanismo"

postado em 03/12/2010 22:45
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou a desatenção de Washington para com a América Latina, e não uma postura ;antiamericana; de seu governo, pelo distanciamento da região em relação aos Estados Unidos, nos últimos anos. Falando a correspondentes estrangeiros no Rio de Janeiro, antes de embarcar para a Cúpula Ibero-Americana, na Argentina, Lula voltou a comentar o vazamento de documentos diplomáticos dos EUA pelo site WikiLeaks, incluindo comunicações da embaixada em Brasília classificando o governo Lula como ;apinhado de esquerdistas;.

;A minha única crítica, que disse ao presidente (George) Bush e repeti ao presidente Obama, é que muitas vezes eles olham com um olhar pequeno a América Latina. É necessário que tenham uma dimensão maior do que representa a América Latina para os Estados Unidos;, afirmou o governante brasileiro. Embora admitindo que ;algumas pessoas; no Brasil podem não gostar dos EUA, Lula definiu as relações bilaterais como ;excepcionais; e ;privilegiadas;: ;Foi assim com (Bill) Clinton e com Bush, e é agora, com Obama. As relações são boas com todos porque não misturamos política com relações internacionais;, afirmou.

Mesmo assim, o presidente brasileiro admitiu que discorda de ;algumas posições; de Washington. ;Muitas vezes, eles impedem que uma empresa que produza um produto qualquer, que tenha uma peça americana, venda para a Venezuela, para países que eles não consideram amigos. Disse para o presidente Bush e depois para o presidente Obama que considero isso um retrocesso. Mas respeito a posição;, disse.

Lula disse ainda que as revelações do WikiLeaks ;machucam a nobreza da diplomacia mundial e o comportamento da diplomacia americana;: ;Quem tem que estar preocupado com esse vazamento é o presidente Obama;. Lula, que havia considerado ;insignificantes; para o Brasil as revelações do WikiLeaks, aproveitou para um puxão de orelhas nos embaixadores. ;Acho que isso é uma lição para, daqui para a frente, os embaixadores passarem telegramas com mais responsabilidade. A gente não pode chegar ao fim do dia e, para prestar contas ao chefe, a gente ficar escrevendo qualquer coisa e mandando;, alfinetou.

Guantánamo
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que acompanhou Lula na Cúpula Ibero-Americana, comentou outra revelação contida nos documentos do WikiLeaks e confirmou que o Brasil foi sondado pelo governo dos Estados Unidos para receber prisioneiros acusados de terrorismo e mantidos na base norte-americana de Guantánamo, em Cuba. ;Lembro de terem me consultado e de eu ter achado que não era conveniente. O mais normal seria, se são inocentes, encontrarem de volta seu caminho na vida;, disse o ministro. Para o chanceler brasileiro, foi um inconveniente o fato de terem sido acusados de terrorismo por conta das mensagens. ;Vamos ser francos: ali não tem nada top secret;, afirmou, referindo-se aos vazamentos.

Cúpula sem brilho (foto)
A recusa do presidente Lula a assumir o comando da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) esvaziou a 20; Cúpula Ibero-Americana, no balneário argentino de Mar del Plata, que recebeu entre outros o presidente mexicano, Felipe Calderón, e o rei Juan Carlos, da Espanha (da esquerda para a direita, na foto). Na ausência de personagens como o venezuelano Hugo Chávez, o encontro paralelo dos líderes da Unasul dará apenas início à escolha de um sucessor para o primeiro secretário-geral do bloco, o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, morto em outubro. Foram apresentados os nomes dos ex-chanceleres Ali Rodríguez, da Venezuela, e María Emma Mejía, da Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação