Mundo

Irã anuncia que produziu seu primeiro lote de concentrado de urânio

Anúncio ocorre um dia antes de o país retomar diálogo sobre programa nuclear

Agência France-Presse
postado em 05/12/2010 10:40
Teerã (Irã) - O Irã produziu seu primeiro lote de concentrado de urânio (yellowcake), que serve de base para a produção de urânio enriquecido, a partir de um mineral extraído de uma de suas minas no sul do país. A informação foi divulgada neste domingo (5/12) pelo chefe do programa nuclear iraniano Alí Akbar Salehi.

"O Ocidente achou que teríamos problemas com esse tipo de matéria-prima, mas hoje dispomos do primeiro lote de ;yellowcake; da mina de Gachin", afirmou Salehi à televisão nacional.

Até agora, o ;yellowcake; utilizado pelo Irã em sua cadeia de produção de urânio enriquecido era importado, segundo Salehi, que não deu maiores detalhes. Com este primeiro lote, o país alcança a autossuficiência na produção de pó de óxido de urânio concentrado, essencial para o enriquecimento e a geração do combustível nuclear utilizado em usinas atômicas.

O ;yellowcake; é utilizado para produzir gás de hexafluoreto de urânio (UF-6), que é depois injetado em centrífugas cuja função é produzir urânio enriquecido.

Esse anúncio ocorre 24 horas antes de o Irã e o grupo de seis potências se reúnem em Genebra para reiniciar as negociações sobre o controvertido programa nuclear iraniano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação