Mundo

Chove no monte Carmel, em Israel, após meses de seca

Agência France-Presse
postado em 06/12/2010 14:02
Beit Oren (Israel) - Uma fina chuva caía nesta segunda-feira sobre o norte de Israel, interrompendo uma severa seca que já dura meses, afetando principalmente o parque nacional de Monte Carmel. A região foi arrasada pelo pior incêndio da história do país, que deixou 42 mortos.

Pelo menos cinco milímetros de chuva foram registrados pela manhã, esfriando o solo, e os serviços de meteorologia esperam mais 10 milímetros ao longo do dia.

Os bombeiros continuam patrulhando a área nesta segunda-feira para garantir que o fogo não retorne.

Israel passa pela pior seca em várias décadas. O mês de novembro foi o mais seco dos últimos 50 anos.

Nesta segunda, o balanço de vítimas do incêndio aumentou com a morte da delegada Ahuva Tomer, chefe da polícia de Haifa, anunciou a rádio pública.

Tomer, de 52 anos, sofreu queimaduras graves na quinta-feira, quando as chamas começaram, e morreu no hospital Rambam de Haifa.

O fogo matou 37 membros da administração penitenciária - cujo ônibus ficou preso no meio das chamas - três oficiais da polícia, um bombeiro e um voluntário de 16 anos.

Segundo as autoridades, citadas pela imprensa, o custo total do incêndio pode chegar a 2 bilhões shekels (536 milhões de dólares).

O chefe dos bombeiros israelenses, Shimon Romah, anunciou no domingo à tarde que o incêndio havia sido controlado depois de 76 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação