Mundo

Colapso do sistema de defesa da plataforma da BP causou vazamento no Golfo

Agência France-Presse
postado em 26/12/2010 21:22
WASHINGTON - A explosão ocorrida em 20 de abril na plataforma de petróleo no Golfo de México, que causou o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, aconteceu devido a um colapso de todos os sistemas de defesa do complexo da BP, informou neste domingo o jornal The New York Times.

O jornal, que realizou sua própria investigação da explosão que matou 11 trabalhadores, disse que algumas das defesas da plataforma de águas profundas foram acionadas, mas não funcionaram, outras foram ativadas demasiadamente tarde e algumas sequer foram ativadas.

As comunicações caíram, os sinais de alerta não foram ativados e os membros da tripulação nas áreas críticas não coordenaram uma resposta, segundo o relatório.

O resultado foi a paralisia total, enfatizou o New York Times.

Durante nove minutos, uma equipe tentou combater o fogo originado da explosão que ocorreu na plataforma de águas profundas, mas não avisou ao resto da tripulação.

A tripulação e os diretores também não ativaram o alarme para evacuar o lugar, e para várias das pessoas que estavam a bordo o primeiro sinal de desastre foi a onda expansiva da explosão.

A investigação do New York Times foi publicada quase duas semanas depois que os Estados Unidos apresentaram uma queixa multimilionária contra a BP e outras oito empresas pelos danos causados pelo desastre.

Outros investigadores já revelaram detalhes sobre o desastre, mas na maioria se focaram na causa da explosão e nos danos causados ao meio ambiente.

A investigação do Times se centra nas horas finais da plataforma Deepwater Horizon. O jornal entrevistou 21 membros da tripulação e recolheu testemunho de outros 94 sobreviventes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação