Mundo

Acadêmicos israelenses boicotam universidade em colônia na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 09/01/2011 10:38
Cento e cinquenta e cinco professores e acadêmicos israelenses assinaram neste domingo (9/1) uma declaração de boicote contra o colégio universitário de Ariel, um dos maiores assentamentos judaicos da Cisjordânia.

"Negamo-nos a participar de qualquer atividade acadêmica em Ariel, uma colônia ilegal cujo objetivo é impedir que os palestinos criem seu Estado independente", explicou neste domingo Ron Naaman, do Instituto Científico Weizmann de Rehovot, um dos signatários, em entrevista à rádio pública israelense.

"Desta forma, queremos fazer com que nossos compatriotas compreendam que prosseguir com a ocupação prejudica Israel e contribui para sua deslegitimização no plano internacional", destacou.

O ministro israelense da Educação, Guideon Sar, condenou o boicote em um comunicado, classificando a iniciativa como uma "provocação".

Em agosto de 2010, atores e artistas israelenses já haviam causado polêmica no país ao assinar um documento no qual se negam a participar de qualquer apresentação ou evento no centro cultural de Ariel.

Com 18.000 habitantes, Ariel é uma das maiores colônias judaicas da Cisjordânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação