Mundo

Estudantes e policiais se enfrentam na Turquia

Agência France-Presse
postado em 27/01/2011 14:30
ANCARA - Confrontos entre a polícia antidistúrbios e centenas de estudantes que se manifestavam contra o governo islamita-conservador turco foram registrados nesta quinta-feira (27/1), em Ancara e Istambul, informaram um jornalista da AFP e a imprensa local.

Mais de cem manifestantes reunidos na praça central de Kizilay, na capital turca, foram dispersados por um impressionante dispositivo da polícia antidistúrbios.

As forças de segurança utilizaram granadas lacrimogêneas e jatos de água, enquanto os estudantes respondiam com pedradas.

Vários estudantes foram detidos.

Em Istambul, um grupo de cem estudantes enfrentou a polícia no bairro de Yildiz, na margem europeia da metrópole.

Estes também foram dispersados pela polícia.

As duas manifestações eram em protesto contra o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de negar dialogar com o mundo estudantil.

Nesta quinta, na véspera da abertura, em Erzurum (leste), da 2; edição dos jogos universitários, Erdogan se reuniu com um grupo de estudantes, mas estes foram cuidadosamente selecionados pelas autoridades, segundo os manifestantes.

A agitação estudantil prossegue na Turquia desde novembro, quando 18 estudantes foram condenados a 15 meses de prisão por terem protestado contra Erdogan em 2008.

Desde então, várias manifestações foram violentamente reprimidas pela polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação