Mundo

Egito está sob blecaute eletrônico

postado em 28/01/2011 09:32
Maputo (Moçambique) ; Desde os primeiros minutos de desta sexta-feira (28/1), inúmeras páginas e endereços da internet no Egito estão inacessíveis, segundo os usuários. O serviço de troca de mensagens curtas por celular (SMS) também foi afetado.

Gráficos disponibilizados na rede pela empresa de monitoramento Renesys mostram que à 0h34 (hora local) praticamente todas as rotas das redes egípcias deixaram de ter tráfego para os demais países.

O problema surge horas antes de uma nova manifestação, programada pela internet. Desde a década de 60, manifestações só podem ocorrer no Egito com autorização governamental.

Nessa quinta-feira (27), o governo negou qualquer interferência nos provedores ou nas páginas das redes sociais, como já havia sido denunciado nos três primeiros dias de protestos populares contra a situação econômica do país e o presidente Hosny Mubarak.

Na redes sociais, é imensa a quantidade de mensagens dizendo que os egípcios temem pela reação da polícia, mas não vão desistir das manifestações programadas para hoje (28), logo depois das orações muçulmanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação