Mundo

Obama quer um 'governo representativo' no Egito

Agência France-Presse
postado em 06/02/2011 21:29

Washington ; O presidente norte-americano, Barack Obama, reiterou neste domingo (6/2) que deseja uma transição "ordenada" e "significativa" no Egito, que abra caminho para um "governo representativo".

"O povo egípcio quer liberdade, eleições livres e justas, quer um governo representativo", disse Obama à rede de televisão Fox. "Já dissemos: você tem que iniciar uma transição agora", acrescentou.

Quando perguntado sobre se Mubarak deixará o poder após três décadas, Obama respondeu: "Só ele sabe o que vai fazer (...) Não vai tentar a reeleição. Seu mandato termina neste ano".

Perseguição a jornalistas

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou ao primeiro-ministro egípcio que a perseguição e a detenção de jornalistas que cobrem os protestos "deve parar", indicou o Departamento de Estado neste domingo.

Hillary conversou por telefone com o primeiro-ministro Ahmad Shafik no sábado à noite, acrescentou seu gabinete.

A chede da diplomacia americana pediu a Shafik que cumpra com as aspirações do povo egípcio. Centenas de milhares de pessoas pedem a renúncia do presidente Hosni Mubarak há 13 dias.

"Também ressaltou que os incidentes de perseguição e detenção de ativistas, jornalistas e outros integrantes da sociedade civil deve parar", acrescenta o comunicado do departamento de Estado.

O Comitê para a Proteção de Jornalistas, sediado em Nova York, informou que houve pelo menos 114 ataques diretos contra jornalistas e instalações jornalísticas em uma semana no Egito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação