Mundo

Mubarak cria comissão para reformar a Constituição

Agência France-Presse
postado em 08/02/2011 09:23
CAIRO - O presidente egípcio Hosni Mubarak, objeto de grandes protestos populares nas últimas duas semanas, criou uma comissão para reformar a Constituição, anunciou nesta terça-feira o vice-presidente Omar Suleiman.

"O presidente Mubarak assinou hoje um decreto para a formação de uma comissão constitucional que vai revisar emendas constitucionais, e apresentar as emendas legislativas solicitadas", afirmou Suleiman em um discurso exibido na televisão.

No domingo teve início um diálogo nacional entre o regime e as diferentes forças da oposição, incluindo pela primeira vez a Irmandade Muçulmana, com o objetivo de obter uma "transição pacífica do poder baseada na Constituição".

As emendas que são abordadas neste diálogo estão relacionadas ao número de candidaturas à presidência, assim como com o mandato presidencial. A eleição está programada para setembro.

Desde 25 de janeiro, Mubarak, no poder há quase 30 anos, é objeto de um movimento de contestação popular sem precedentes.

O presidente egípcio anunciou que não vai concorrer a um sexto mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação