Mundo

"Mubarak, te amamos", dizem partidários de Mubarak no Cairo

postado em 18/02/2011 13:12
Cairo - Centenas de pessoas se reuniram no Cairo nesta sexta-feira (18/2) para expressar seu afeto pelo ex-presidente Hosni Mubarak, que, segundo eles, não merecia ter sido tirado do poder.

"O povo quer honrar o presidente", gritavam os manifestantes, exibindo retratos do ex-chefe de Estado e bandeiras egípcias.

"Mubarak, te amamos. Nunca esqueceremos de vocês", gritavam, enquanto que, a quilômetros dali, na praça Tahrir, milhares de pessoas celebravam a renúncia de Mubarak há uma semana.

Alto-falantes difundiam os últimos discursos do presidente deposto, com fundo musical melancólico.

"Somos contra a corrupção, mas Mubarak era um homem de paz. Combateu a guerra de 1973 (contra Israel). É como um pai para nós, devemos cuidar de nossos pais", afirmou Raqia Ibrahim, de 57 anos.

Hicham Ragab, de 36 anos, outro manifestante, afirmou que apoiava a mudança, mas que se sentia insultado pela saída de Mubarak.

"As pessoas estão retirando seus retratos dos prédios. Ele é um símbolo do Egito, não pode ser tratado assim", concluiu.

Comemoração
Milhares de pessoas agitando bandeiras egípcias se concentraram na Praça Tahrir, epicentro das manifestações que, há uma semana, derrubaram Mubarak.

O ambiente era festivo, em meio a uma multidão que celebra com alegria o fim da era Mubarak, após 30 anos de ditadura.

"É uma festa, estamos muito felizes, Mubarak foi embora. Acho que vamos voltar todas as semanas, todas as sextas-feiras", disse Nasser Mohamed, de 50 anos.

A praça está cercada por tanques do exército e por um cordão militar, que checava a identidade dos manifestantes nos diferentes pontos de acesso ao local. Membros dos comitês populares compostos por manifestantes também ajudavam no controle de segurança.

Mubarak deixou o poder no dia 11 de fevereiro, após 18 dias de massivos protestos - que, segundo um balanço oficial, deixou 365 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação