Mundo

Bento XVI proclama beato o antecessor João Paulo II

Agência France-Presse
postado em 01/05/2011 05:42
O Papa Bento XVI proclamou neste domingo "beato" seu antecessor, João Paulo II (1978-2005), durante uma imponente cerimônia celebrada na praça de São Pedro diante de dezenas de milhares de pessoas, que aplaudiram o anúncio.

O Papa, que usava a casula e a mitra de João Paulo II, pronunciou a frase em latim que elevou o antecessor, com o qual colaborou durante 23 anos, à glória dos altares.

Muitos aplausos e gritos de "Santo subito" (Santo já), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos na praça, repleta de pessoas que exibiam bandeiras de muitos países, entre elas a polonesa e a brasileira.

A comoção foi grande entre os representantes das 86 delegações de países e, sobretudo, entre aqueles que conheceram de perto o Pontífice, como o cardeal polonês Stanislaw Dziwisz, secretário por mais de 40 anos de João Paulo II.

Uma imensa fotografia de 1995 de Karol Wojtyla foi desvelada no momento da beatificação, no balcão central da basílica. O culto litúrgico do novo beato será celebrado a cada 22 de outubro, data do início do pontificado de João Paulo II em 1978.

Multidão acompanha
Delegações de 86 países, 22 delas lideradas por chefes de Estado ou de Governo, estão presentes. A missa solene é concelebrada por 800 religiosos, que darão a comunhão à multidão de peregrinos reunidos na praça e nas ruas próximas à basílica.

A prefeitura de Roma instalou 14 telões pela cidade para que as pessoas que não conseguiram entrar na praça de São Pedro consigam assistir a cerimônia. Mais de um milhão de pessoas estão no Vaticano para acompanhar a beatificação, anunciou a polícia da capital italiana.

O Papa polonês, nomeado Sumo Pontífice em 1978, faleceu em 2 de abril de 2005 aos 84 anos. A beatificação é a etapa anterior à canonização e aconteceu em tempo recorde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação