Mundo

Peste bovina é erradicada, anuncia a Organizaçã Mundial da Saúde Animal

Agência France-Presse
postado em 25/05/2011 10:38
PARIS - A peste bovina, uma das doenças mais terríveis da história da humanidade e que durante anos dizimou rebanhos inteiros, foi "erradicada da superfície da Terra", anunciou nesta quarta-feira, em Paris, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).

As nações da OIE adotaram uma resolução que reconhece oficialmente que os 198 países e territórios mundiais onde a população animal era suscetível à doença estão "livres da enfermidade".

Conhecida na Europa desde a época do Império Romano, a peste bovina, que não atinge diretamente o ser humano, dizimou milhares de cabeças de gado, matando em algumas épocas rebanhos inteiros de bovinos e bubalinos e causando fome nas regiões por onde passava.

O descobrimento de uma vacina eficaz, em 1957, permitiu o início do processo de erradicação do mal.

"É um momento de muito orgulho na história da nossa profissão", comemorou Bill Taylor, especialista em saúde animal durante a 79; reunião da OIE. Taylor coordenou um relatório que detalha as fases finais do processo de erradicação da doença, projeto desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação