Mundo

Repressão mata mais três civis na Síria

Agência France-Presse
postado em 04/06/2011 16:01
Nicósia, Síria - Mais três civis morreram neste sábado (4/6) atingidos por disparos feitos pelas forças de segurança que dispersavam uma manifestação de mil pessoas na localidade de Jisr al Chughur, no noroeste da Síria, informou um militante que participava do protesto.

A manifestação teve início após o funeral de dezenas de pessoas que morreram na sexta-feira em confrontos com as forças de segurança em Hama, ao norte da Síria. Segundo o Observatório de Direitos Humanos sírio, mais de 100.000 pessoas participaram dos funerais.

O presidente do Observatório, Rami Abdel-Rahman, confirmou que os confrontos começaram na cidade, localizada a 300 km da capital Damasco, quando as forças de segurança tentavam dispersar os manifestantes. Os jornalistas estrangeiros estão proibidos de circular livremente pela Síria, o que dificulta a apuração dos fatos.

Ao menos 53 civis foram mortos na sexta-feira (3/6), 48 na cidade de Hama, quando as forças de segurança reprimiram com extrema violência as manifestações contra o regime de Bashar al-Assad.

O Reino Unido qualificou a repressão de "implacável" e condenou o "abominável desprezo" de Damasco pela vida. Segundo o diretor de uma ONG de direitos humanos local, "a Síria se encontra à beira do abismo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação