Mundo

Ataques de colonos israelenses na Cisjordânia se intensificam

Agência France-Presse
postado em 06/07/2011 11:36
Ramala - Os ataques de colonos israelenses contra propriedades palestinas na Cisjordânia se intensificaram em junho, indicou nesta quarta-feira (6/7) o governo palestino, afirmando que foram destruídas mais de 800 árvores e uma dezena de hectares de terras agrícolas.

"Os violentos ataques de colonos israelenses contra terras e meios de subsistência dos agricultores palestinos aumentaram em junho, com base em uma recontagem dos incidentes registrados pela Autoridade Palestina", segundo o qual foram destruídas mais de 800 árvores, afirmou o governo palestino em um comunicado.

Além disso, "colonos israelenses incendiaram ontem (terça-feira) terras no povoado de Maadama (norte da Cisjordânia). No dia anterior, queimaram mais de mil oliveiras no povoado de Aqraba (norte da Cisjordânia) e impediram que a defesa civil palestina apagasse o incêndio", segundo o texto.

No dia 6 de junho, possíveis colonos israelenses tentaram incendiar uma mesquita do norte da Cisjordânia ocupada, provocando danos em seu interior. "Preço a pagar por Eli Ain", pintaram os autores da tentativa de incêndio nos muros da mesquita, referindo-se a uma colônia ilegal anteriormente desmantelada pela polícia israelense.

Esta tentativa provavelmente forma parte de uma nova política de represálias sistemáticas - batizada de "preço a pagar" - cada vez que as autoridades israelenses tomam uma medida considerada contrária pelos colonos. Para a organização israelense de defesa dos Direitos Humanos Yesh Din, apenas uma investigação policial em 10 iniciadas após denúncias de palestinos contra colonos se desdobra em procedimentos judiciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação