Mundo

Cidade natal de Hitler retira seu título de cidadão honorário

Agência France-Presse
postado em 08/07/2011 18:12
VIENA - A junta municipal de Braunau, cidade austríaca na qual nasceu Adolf Hitler, decidiu por unanimidade retirar do líder nazista o título de cidadão honorário, informou a municipalidade em um comunicado. "Com esta decisão, a junta municipal de Braunau assumiu sua responsabilidade político-histórica", afirmou o prefeito da cidade.

Pouco depois da anexação da Áustria pela Alemanha nazista, a cidade de Ranshofen, que posteriormente se integrou à municipalidade de Braunau, concedeu a Hitler o título de cidadão honorário em 4 de abril de 1938.

As distinções concedidas por várias cidades austríacas a Hitler causaram uma polêmica quando o partido de extrema-direita FP; se negou a apoiar a retirada simbólica das mesmas, argumentando que não se podia retirar esses títulos de uma pessoa já falecida. Em Braunau, os membros do FP; acabaram votando pela retirada da distinção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação