Mundo

Quase três mil desapareceram na Síria desde o início dos protestos

Agência France-Presse
postado em 28/07/2011 09:57
Nicósia - Cerca de três mil pessoas estão desaparecidas na Síria desde o início do movimento de contestação contra o regime do presidente Bashar al Asad, informou nesta quinta-feira (28/7) a organização não-governamental (ONG) local Avaaz.

De acordo com o balanço, é desconhecido o paradeiro de 2.918 sírios presos pelas forças de segurança desde 15 de março. A ONG anunciou o lançamento de uma campanha para conseguir a libertação destas pessoas.

A Avaaz informa que preparou uma lista com o nome de todos os desaparecidos e que, apenas nesta semana, mais de mil pessoas foram presas.

O relatório da ONG também traz que, além dos desaparecidos, 1.634 pessoas morreram desde o começo dos movimentos de protestos. Além destas, 26 mil foram presas e 12.617 delas ainda permanecem detidas.

A Avaaz afirma que trabalhou com duas organizações de defesa dos direitos humanos sírias para chegar aos números finais e obter as fotos de todos os desaparecidos, assim como informações pessoais e a data da prisão de cada uma deles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação