Mundo

Líder Sonia Gandhi é operada com êxito nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 05/08/2011 10:18
Sonia Gandhi, a líder do Partido do Congresso, que governa a Índia, considerada a personalidade política mais influente do país, se recuperava nesta sexta-feira (5/8) de uma cirurgia realizada com sucesso nos Estados Unidos, informou o porta-voz do partido, que não revelou a natureza da intervenção.

Agora a líder, de 64 anos, se recupera em uma unidade de terapia intensiva. O nome e o local do hospital não foram revelados. "Como se trata de um tema privado relativo à saúde e tratamento médico, a família pede que a intimidade seja respeitada", disse o porta-voz.

A revista indiana Tehelka publicou em sua conta no Twitter que Sonia Gandhi foi internada no centro de tratamento de câncer do Memorial Sloan-Kettering de Nova York. Este é o maior centro privado especializado em tratamentos contra o câncer do mundo.

Gandhi foi reeleita em setembro de 2010 para um quarto mandato à frente do partido - um recorde -, reforçando ainda mais seu papel de eminência parda do país. Ela comanda a formação desde 1998.

A dirigente de origem italiana, viúva do ex-premier Rajiv Gandhi, assassinado em 1991, é considerada a personalidade mais influente do país.

O marido de Sonia Gandhi era filho de Indira Gandhi, também primeira-ministra assassinada em 1984 e filha de um dos pais da independência da Índia, Jawaharlal Nehru.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação