Mundo

Líderes da Bélgica retoma negociações para formar governo e sair da crise

Agência France-Presse
postado em 16/08/2011 09:01
Os líderes políticos belgas retomaram nesta terça-feira (16/8) as negociações para formar um governo e tirar a Bélgica da crise política, que já supera um ano e coloca em risco a unidade nacional.

O líder socialista de língua francesa Elio di Rupo, que pode comandar o novo governo, se reuniu com o atual primeiro-ministro interino Yves Leterme, que administra o país desde as eleições legislativas antecipadas de junho de 2010, para discutir a situação orçamentária da Bélgica.

O país completou 429 dias de crise política em consequência das divergências dos partidos flamengos e francófonos a respeito da convivência das duas comunidades, principalmente ao redor de Bruxelas.

Nos próximos dias, Di Rupo deve se encontrar com os presidentes dos oito partidos flamengos e de língua francesa, que aceitaram antes do verão negociar sem o principal partido político de Flandres, o movimento separatista N-VA, que venceu as últimas eleições e que até agora rejeitou todas as propostas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação