Mundo

Em Washignton, obelisco é fechado para avaliar danos após sismo

Agência France-Presse
postado em 27/09/2011 09:07
Washington - O monumento a Washington, obelisco em homenagem ao presidente George Washington e um dos locais mais visitados da capital americana, ficará fechado até segunda ordem, à espera de uma revisão completa após o terremoto de 23 de agosto, informaram as autoridades.

O Serviço de Parques Nacionais, que administra os monumentos históricos e os parques americanos, anunciou esta segunda-feira, durante entrevista coletiva, que nos próximos cinco dias será feita uma revisão total da construção de 170 metros de altura e, em meados de outubro, será anunciada a data da reabertura.

Uma primeira inspeção posterior ao sismo mostrou que a construção se encontrava "estruturalmente em bom estado" apesar de ter algumas brechas de 3 centímetros de largura na parte superior do obelisco, disse Bob Vogel, chefe de monumentos históricos de Washington.

Depois do terremoto de 5,8 graus de magnitude que sacudiu a costa leste dos Estados Unidos em 23 de agosto, caíram pedaços de cimento da parte externa do edifício, e dezenas de pedras no interior. O grande lago em frente ao obelisco representa um risco adicional para a construção.

Uma equipe de especialistas treinados em montanhismo examinarão a partir desta terça-feira a parte externa do monumento para detectar os danos e analisar os reparos.

Estima-se que o sismo tenha causado danos avaliados até o momento em 207.000 dólares.

O Monumento a Washington, construído entre 1848 e 1884, em homenagem a George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, receme em média 1.700 visitantes diários. O obelismo de mámore branco, restaurado no ano 2000, domina o National Mall, a grande avenida da capital americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação