Mundo

Alemanha Ocidental quis comprar a reunificação nos anos de 1960

Agência France-Presse
postado em 01/10/2011 22:19
Berlim - A Alemanha Ocidental estava disposta a comprar a reunificação do país nos anos 60, e para isso pagaria à União Soviética 2 bilhões de dólares anuais durante dez anos, informou a edição deste sábado (1;/10) da revista semanal Der Spiegel.

O "plano Erhard", que levou o nome do chefe de governo da República Federal (RFA), Ludwig Erhard (1963-1966), previa a entrega do dinheiro para Moscou para ter a reunificação, segundo um membro do governo da época.

Os Estados Unidos deveriam ter apresentado o plano, que está entre os documentos não confidenciais da CIA, para a URSS, liderada naquele momento por Nikita Kruschev (1953-1964), afirmou o jornal.

Porém, Washington acabou considerando que este plano não era "realista".

Depois de ter sido dividida em quatro áreas de ocupação pelo Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Reino Unido) no fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha permaneceu dividida em dois países a partir de 1949.

A reunificação ocorreu em 1990, depois da queda do Muro de Berlim em novembro de 1989.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação