Mundo

Família de bebê recém-nascido encontrado em escombros comemora resgates

Agência France-Presse
postado em 25/10/2011 14:45
Ercis - As equipes de resgate retiraram nesta terça-feira (25/10) uma menina de duas semanas, sua mãe e sua avó dos escombros do devastador terremoto que ocorreu na Turquia, emocionando a todos e dando maior estímulo aos envolvidos nas buscas por sobreviventes.

A multidão aplaudiu e vibrou quando Gulzade Karaduman, de 73 anos, foi carregada até uma ambulância, horas após sua pequena neta Azra e sua filha Seniha Karaduman terem sido retiradas dos escombros da casa da família, na cidade de Ercis, leste do país.

No momento em que sacos com corpos eram empilhados e o Crescente Vermelho alertava que centenas, ou mesmo milhares de pessoas permaneciam enterradas sob as ruínas do terremoto de domingo, o resgate triplo deu um estímulo vital ao resgatistas.

"Não tem preço encontrar uma pessoa viva, todo o meu cansaço passou", disse Oytun Gulpinar, o líder da equipe de resgate que chegou a Ercis após uma viagem de 32 horas de estrada, vindo da cidade de Izmir, a oeste. "Eu pude segurar um bebê de 16 dias, o que é uma recompensa maravilhosa", completou.

Azra foi salva por Kadir Direk, o menor membro da equipe de Izmir, que descreveu como conseguiu se esgueirar pelos destroços e então retirar a menina do colo da mãe."Eu fui a pessoa mais feliz do mundo quando a segurei", disse o pequeno homem de 35 anos. "Quando a tirei de sua mãe, ela me pediu para dá-la um segundo nome". Ele escolheu Aysenur, combinando o nome da esposa do Profeta Maomé com a palavra "luz".

Antes as equipes de emergência haviam resgatado vivos uma mulher grávida e seus dois filhos das ruínas em Ercis, trabalhando durante a noite, com a ajuda de luzes de busca e de cachorros farejadores.

[SAIBAMAIS]"Centenas, possivelmente, milhares de pessoas continuam presas sob os escombros", disse Jessica Sallabank, porta-voz da Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês).

A IFRC indicou que 2.256 mil prédios, na maioria apartamentos, foram destruídos durante o terremoto, ocorrido na tarde de domingo, com seu epicentro na província oriental de Van.

O registro mais recente do terremoto de 7,2 graus de magnitude que sacudiu no domingo a província oriental turca de Van indicou nesta terça-feira 432 mortos e 1.352 feridos, segundo um relatório anunciado pela Direção Oficial de Situações de Urgência (Afad).

Os números oficiais anteriores registravam 370 mortos e 1.300 feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação