Mundo

Americanos devem seguir resolução da ONU e acabar com bloqueio a Cuba

postado em 26/10/2011 13:24
O embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, apelou nesta quarta-feira (26/10) para que o governo dos Estados Unidos cumpra a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fim imediato do embargo norte-americano - econômico, financeiro e comercial - aos cubanos. Em entrevista à Agência Brasil, Zamora lembrou que a resolução aprovada ontem (26) contou com o apoio de 186 países, inclusive do Brasil.

;Agora queremos que os Estados Unidos cumpram a decisão da ONU. Eles [os norte-americanos], que tanto pedem e exigem o cumprimento de decisões por parte de vários países, agora têm de cumprir a resolução;, disse o embaixador.

Pelo 20; ano consecutivo, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução determinando o fim do bloqueio. Nas decisões anteriores, a orientação era mesma: para que os Estados Unidos suspendessem de forma definitiva o bloqueio econômico, financeiro e comercial.

;Os Estados Unidos resistem em seguir a opinião praticamente unânime da comunidade internacional. O que nós, cubanos, queremos e esperamos é que a resolução da ONU seja cumprida por eles [os norte-americanos];, reforçou o embaixador cubano.

Na votação de ontem, os Estados Unidos e Israel foram contrários à resolução e as delegações da Micronésia, das Ilhas Marshall e de Palau se abstiveram. Não participarão da votação os representantes da Suécia e da Líbia.

Na sessão da ONU, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, reclamou dos numerosos prejuízos e danos causados ao país em decorrência do embargo. Em quase 50 anos de bloqueio, o governo cubano estima um prejuízo total de US$ 975 bilhões no total.

O representante dos Estados Unidos na ONU, Ronald Godard, disse que a relação econômica entre os governos dos Estados Unidos e de Cuba ;é um assunto bilateral e não é adequada uma preocupação da ONU; sobre o tema. As informações são das Nações Unidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação