Mundo

Projeto de regular agências de classificação é contraproducente

postado em 16/11/2011 10:36
Frankfurt - O projeto de regulação das agências de classificação apresentado pelas autoridades europeias contradiz o objetivo de estabilidade dos mercados, criticou nesta quarta-feira (16/11) o presidente da Moody;s, uma das três grandes agências, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

"Consideramos que as propostas da Comissão contradizem os objetivos de estabilização dos mercados de crédito e a promoção da confiança dos investidores nas classificações", declarou Michel Madelain ao jornal alemão.

"Tememos que estas medidas afetem a qualidade e a independência das classificações e fomentem a volatilidade dos mercados", insistiu.

Madelain critica as medidas apresentadas pela Comissão Europeia para regular a atividade das agências de classificação, que, de qualquer forma, será muito mais suave do que se pretendia inicialmente.

O chefe da Moody;s se opõe, sobretudo, que empresas que emitem produtos financeiros tenham que mudar de agência a cada três anos.

"Isto vai suprimir qualquer incentivo de aumentar a qualidade e a atuação a longo prazo da classificação", segundo ele.

A tentativa de controlar os métodos de classificação pode dar a impressão de que "as opiniões das agências de classificação sobre a dívida europeia são as opiniões dos reguladores europeus", acrescentou.

A Moody;s e as agências de classificação Standard & Poor;s e Fitch controlam 90% do setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação