Mundo

Barack Obama não descarta uma intervenção militar contra Teerã

postado em 09/12/2011 08:39

Diante da tevê, o brigadeiro-general Amir Ali Hajizadeh, comandante das Forças Aeroespaciais da Guarda Revolucionária Islâmica, começou a detalhar o troféu que estava bem atrás dele e diante de um imenso cartaz com a inscrição ;Morte à América, Morte a Israel, morte à Inglaterra;. ;O RQ-170 Sentinel é equipado com sistemas de radar, de comunicação eletrônica, de coleta de dados e de vigilância altamente avançados;, afirmou. Segundo o militar, a aeronave secreta dos Estados Unidos teria ;caído na armadilha; dos iranianos e sido derrubado.

Coincidência ou não, no mesmo dia em que Teerã exibia as imagens do suposto avião-espião inimigo, praticamente intacto, a Casa Branca adotou uma retórica mais agressiva em relação ao regime de Mahmud Ahmadinejad. ;Se eles estão buscando armas nucleares, e eu tenho dito claramente que isso é contrário aos interesses da segurança nacional dos EUA; é contrário aos interesses da segurança nacional de nossos aliados, incluindo Israel; vamos trabalhar com a comunidade internacional para impedir isso;, declarou Barack Obama.

O presidente norte-americano reafirmou que considera todas as alternativas para lidar com o Irã. ;Nenhuma opção está fora da mesa, o que significa que tenho em conta todas as opções;, avisou. Além de uma resposta às críticas dos adversários republicanos, Obama quis enviar um recado a Ahmadinejad, após a divulgação das imagens da aeronave não tripulada. Ele lembrou que Teerã está ;isolado do mundo; e sofre ;as sanções mais duras que já conheceu;. Autoridades dos EUA admitiram que os controladores perderam contato com um avião sem piloto, baseado no Afeganistão. Ao analisarem as imagens divulgadas por Teerã, disseram tratar-se de um RQ-170 Sentinel ; usado pela Agência Central de Inteligência (CIA).

Nova guerra
Em entrevista ao Correio, Patrick Clawson ; diretor de pesquisas e da Iniciativa de Segurança do Irã no The Washington Institute for Near East Policy ; não acredita que o Irã será alvo de uma campanha de pesados bombardeios, semelhante à ocorrida no Iraque ou no Afeganistão. No entanto, não descarta uma ação militar fiel ao estilo de combate do século 21. ;As intervenções provavelmente serão secretas;, comenta. ;Já temos visto assassinatos de cientistas nucleares e grandes explosões em instalações atômicas do Irã. O país registra ciberataques, sabotagens e deserções de cientistas;, acrescenta. Em 28 de novembro, uma explosão inexplicável danificou as instalações de conversão de urânio perto de Isfahan, a 335km de Teerã. Dezesseis dias antes, outra explosão em uma base militar matou o arquiteto-chefe do programa de mísseis balísticos.

;Os aviões-espiões fornecem vigilância persistente e indicam o melhor dia e a melhor hora para atacar uma instalação, de forma a maximizar o número de mortos;, observou o americano John Pike, diretor do site GlobalSecurity.org. Segundo ele, a eliminação dos funcionários de uma instalação de enriquecimento de urânio levaria à degradação do programa nuclear. Por sua vez, a iraniana Farideh Farhi ; cientista política da Universidade do Havaí ; acredita que o regime iraniano pode usar o RQ-170 Sentinel como fator dissuasivo. ;A captura do drone pode convencer as autoridades americanas e israelenses de que um ataque é mais duro do que parece;, comenta ao Correio. Oficiais dos EUA admitiram que o RQ-170 Sentinel era parte de uma frota de aeronaves secretas usadas pela CIA em uma campanha de espionagem das instalações nucleares. O iraniano Trita Parsi, especialista em Oriente Médio, adverte que uma guerra arrastaria a região para o combate e levaria a economia mundial à depressão.


Visita simbólica
O presidente Barack Obama fará uma visita a uma base da Carolina do Norte para marcar a retirada de todas as tropas americanas do Iraque na próxima semana, com um discurso aos soldados que retornam, indicou ontem a Casa Branca. ;Ao término da guerra dos Estados Unidos no Iraque este mês, o presidente quer se dirigir diretamente aos soldados em Fort Bragg, assim como aos membros das Forças Armadas e a suas famílias em todas as partes;, anunciou a Casa Branca. ;O presidente falará sobre os enormes sacrifícios e conquistas dos bravos americanos que serviram na guerra do Iraque e sobre o extraordinário fato de pôr fim à guerra.; Obama pronunciará seu discurso em 14 de dezembro.

Olhos de águia

Saiba mais sobre o RQ-170 Sentinel, uma arma ainda envolta em segredos

Fabricante: Lockheed Martin

; Motor: especificações secretas. Provavelmente um General Electric TF34

; Altura: 1,84m

; Envergadura: 26m

Peso: 3,8t

; Teto de voo: 15,2km de altitude

; Características: o formato do RQ-170 Sentinel segue vários elementos da chamada ;tecnologia furtiva; ; que impede a detecção pelo radar. A cor cinza-claro implica um teto de voo de média altitude. Especialistas creem que ele possa estar configurado para carregar uma ;fonte de micro-ondas de alta energia;, capaz de ;fritar; computadores no solo.

; Histórico: o RQ-170 Sentinel foi visto em Kandahar no fim de 2007. Em dezembro de 2009, teria realizado um voo-teste na Coreia do Sul. Oficiais de inteligência admitiram que a aeronave ofereceu suporte à operação que matou o terrorista saudita Osama bin Laden, em Abbottabad (Paquistão).


Eu acho...
;É muito difícil para o Irã duplicar a tecnologia dos drones (aviões-espiões) norte-americanos. O regime iraniano não possui engenheiros nem sabe como construí-los. Possivelmente, Teerã trocou informações com a Rússia e a China sobre esse aparelho. A grande questão é que os drones têm um comando interno, talvez um software, ao qual o Irã não tem acesso.;
Patrick Clawson, diretor de pesquisas e da Iniciativa de Segurança do Irã no The Washington Institute for Near East Policy

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação