Mundo

Ban Ki-moon diz que repressão na Síria é uma afronta à Humanidade

Agência France-Presse
postado em 06/02/2012 18:50
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta segunda-feira (6) que está horrorizado com a intensificação dos ataques do governo contra a cidade rebelde de Homs, que classificou de "inaceitáveis para a Humanidade".

Ban se uniu assim à condenação global à repressão das forças do presidente Bashar al-Assad, depois que uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria foi vetada no sábado por China e Rússia.

"O secretário-geral está horrorizado com a escalada de violência na Síria, em particular com o crescente registro de mortos e com a manutenção da repressão na cidade de Homs, que inclui o uso de artilharia pesada e o bombardeio de áreas civis", disse o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

"Esta violência é totalmente inaceitável para a Humanidade".

[SAIBAMAIS]Ban acrescentou: "A ausência de um acordo no Conselho de Segurança não dá às autoridades sírias licença para intensificar os ataques contra o povo sírio. Nenhum governo pode cometer tais atos contra seu povo sem que sua legitimidade seja erodida".

Pelo menos 69 civis foram assassinados nesta segunda-feira na Síria quando tropas do regime bombardearam Homs com morteiros e atacaram Zabadani, próximo da capital, disseram ativistas opositores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação