Mundo

Corpo de Osama bin Laden foi levado aos Estados Unidos, diz WikiLeaks

Rodrigo Craveiro
postado em 08/03/2012 07:55
O governo dos Estados Unidos jamais divulgou qualquer imagem. Tudo o que ocorreu na madrugada de 2 de maio de 2011 foi relatado pelas autoridades e por testemunhas. Uma nova versão sobre o paradeiro do corpo do terrorista Osama bin Laden criou polêmica e acabou na lista dos trend topics, os assuntos mais comentados no microblog Twitter. De acordo com correspondências eletrônicas roubadas pelo grupo hacker Anonymous dos servidores da companhia de análise geopolítica Stratfor e publicadas pelo site WikiLeaks, o corpo do líder da rede Al-Qaeda teria sido retirado de Abbottabad (Paquistão) e transportado até um necrotério militar de Dover (Delaware) em avião da Agência Central de Inteligência (CIA). Antes de ser cremado, foi enviado a um instituto médico das Forças Armadas dos EUA em Maryland.

Os e-mails citados pelo WikiLeaks correspondem a mensagens de George Friedman, presidente da Stratfor, e de Fred Burton, vice-presidente de inteligência da companhia. Às 5h26 (hora local) de 2 de maio, após Obama anunciar a operação das forças especiais Seals que matou Bin Laden, Friedman enviou um e-mail com o seguinte conteúdo: ;Segundo se diz, nós levamos o corpo conosco. Graças a Deus!”. Vinte e cinco minutos depois, foi a vez de Burton mandar um e-mail com o assunto ;(Alfa) Corpo embarcado para Dover, DE, em avião da CIA;. ;Depois, adiante para o Instituto das Forças Armadas de Patologia, em Bethesda;, completa a mensagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação