Mundo

Joseph Kony será capturado vivo ou morto, anuncia ministro da Uganda

postado em 09/03/2012 19:41
Um dos maiores criminosos da Uganda e do mundo, Joseph Kony, será capturado vivo ou morto, disse o governo de Uganda nesta sexta-feira (9/3). o pronunciamento ocorreu depois quee um vídeo rodou a internet mostrando as atrocidades do grupo Lord;s Resistance Army (LRA), criado por Kony. O LRA é um exército famoso por sequestrar meninas para serem usadas como escravas sexuais e meninos como soldados. No total, cerca de 66 mil crianças já foram forçadas a trabalhar.

"Pode levar tempo, mas vamos pegar Kony, vivo ou morto. Quantos anos demorou para acabar com o conflito na Irlanda do Norte? A nossa busca por Kony pode demorar, mas vai acabar um dia", anunciou o ministro da defesa da Uganda, Felix Kulayigye, em entrevista à Reuters.

O vídeo sobre Kony caiu na internet e ganhou apoio internacional nesta semana. A ONG norte-americana criou uma campanha que denuncia os atos do líder militar e permite que os internautas assinem um testemunho para ajudar na captura. O objetivo é tornar Kony famoso e patrocinar sua captura.

Desde 2005, quando o Tribunal Penal Internacional foi criado, Joseph Kony está no topo da lista dos mais procurados por crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de guerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação