Mundo

Ator George Clooney paga fiança e é liberado após ser preso em manifestação

postado em 16/03/2012 17:08

Durou poucas horas a prisão do ator e diretor George Clooney. O ativista e astro de Hollywood foi liberado após pagar fiança depois de ter sido detido acusado de invadir a embaixada do Sudão em Washington, em protesto contra as ações do presidente Omar al Bashir.

O ator explicou, diante de muitas câmeras, que ele exigia do governo do Sudão a autorização para que a comunidade internacional envie ajuda Humanitária "antes que esta situação se torne a prior crise Humanitária da face da Terra". "A outra coisa que nós pedimos é muito simples: que o governo de Cartum pare de assassinar os homens, mulheres e crianças inocentes", afirmou. "Pare de violá-los e pare de matá-los de fome, é tudo o que nós pedimos", acrescentou o ator.

George Clooney realizou recentemente uma missão clandestina em Kordofan do Sul, um estado do Sudão onde os combates entre o exército de Cartum e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram à fome. O Sudão do Sul conseguiu a sua independência em julho do ano passado.

De volta aos Estados Unidos, o protagonista de "Os Descendentes" declarou que as Forças Armadas sudaneses cometiam "crimes de guerra" atacando civis desta região, falando ante uma comissão do Senado.

Recebido na quinta-feira (15/3) por Barack Obama, George Clooney pediu que o presidente americano pressionasse seu colega chinês Hu Jintao para evitar um desastre humanitário no Sudão. Segundo o ator, a China, principal parceira de Cartum, está mais inclinada a levar em consideração argumentos econômicos do que morais na medida em que o conflito entre o Sudão e o Sudão do Sul tem um impacto negativo no fornecimento de petróleo para Pequim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação