Mundo

Ramos Horta está fora do segundo turno em eleições no Timor-Leste

Agência France-Presse
postado em 18/03/2012 11:23
Dili - O presidente do Timor Leste, o prêmio Nobel da Paz José Ramos Horta, está fora do segundo turno da eleição presidencial, após a apuração de 65% dos votos do primeiro turno, anunciou a Comissão Eleitoral. O candidato de esquerda Francisco "Lu Olo" Guterres, líder da Fretilin, principal grupo da oposição, lidera a apuração com 28,5% dos votos válidos.

Na segunda posição aparece o general Taur Matan Ruak, candidato do CNRT, centro-esquerda, atualmente na coalizão de poder, com 25% dos votos. José Ramos Horta tem apenas 18% dos votos e não conseguirá disputar o segundo turno, previsto para abril. Doze candidatos disputaram o primeiro turno da eleição presidencial.

Em 2007, Ramos Horta, figura histórica da independência da antiga colônia portuguesa, derrotou "Lu Olo" no segundo turno com 69% dos votos, graças ao apoio do CNRT do primeiro-ministro Xanana Gusmão. No primeiro turno de 2007, Ramos Horta obteve 22% dos votos, contra 28% de "Lu Olo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação