Mundo

Oposição reconhece Conselho Nacional Sírio como representante dos sírios

Agência France-Presse
postado em 27/03/2012 18:44
Istambul - A maioria dos representantes da oposição síria, reunida em Istambul, reconheceu o Conselho Nacional Sírio (CNS), principal coalizão da oposição, como o "representante formal" do povo sírio.

"A conferência decidiu que o CNS é o interlocutor formal e representante do povo sírio", informaram os participantes da reunião em uma declaração comum lida por Abdulrasak Eid ao final do encontro.

"Ficou acertado um compromisso para a restruturação do CNS e se decidiu formar uma comissão preparatória para reescrever os regulamentos do CNS", destaca a declaração, assinada pela maioria das correntes da oposição, exceto por parte das facções curdas.

Alguns grupos curdos rejeitam o texto por não fazer referência à questão curda na Síria, disse Talal Ibrahim Pacha al-Milli, do Conselho Nacional Curdo na Síria.

A declaração ocorre após a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, pedir nesta terça-feira (27/3) à oposição síria uma posição "unificada" que proteja os direitos de todos os sírios.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação