Mundo

Vencedor de Prêmio Nobel de Literatura diz que Israel ameaça a paz mundial

Agência France-Presse
postado em 04/04/2012 10:45
Berlim - O Prêmio Nobel de Literatura alemão Günter Grass publicou nesta quarta-feira (4/4) em um poema no qual defende o Irã e afirma que Israel, com suas armas atômicas, "coloca em perigo uma paz mundial por si só já frágil". Intitulado O que é preciso dizer, o poema em prosa publicado no jornal Süddeutsche Zeitung e no espanhol El País, denuncia eventuais ataques preventivos israelenses contra instalações nucleares iranianas como um projeto de poderá "exterminar o provo iraniano, pois, em sua jurisdição, suspeita-se da fabricação de uma bomba atômica". Grass denuncia no texto o que ele denomina de "o silêncio geral sobre este fato".

Um dirigente da embaixada de Israel em Berlim, Emmanuel Nahshon, lamentou que "ataques" aos judeus antes da páscoa judaica é uma tradição europeia. Ele diz que Israel é o único país do mundo questionado publicamente em seu direito de existir. Nahshon acrescentou que os israelenses querem apenas viver em paz com os vizinhos da região e que não estão dispostos a endossar o papel que Günter Grass atribuiu no trabalho sobre o passado do povo alemão.

O jornalista Henryk Broder respondeu o Prêmio Nobel de Literatura e declarou no jornal Die Welt que Grass sempre teve problemas com os judeus, mas jamais havia expressado tão claramente como no poema. Em 2006, Günter Grass, conhecido por seu posicionamentos de esquerda, reconheceu ter feito parte das Waffen SS durante a juventude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação