Mundo

Ministro afirma que Espanha superará a crise sem ajuda externa

Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 10:04
Frankfurt - O ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, afirmou em uma entrevista à imprensa alemã que seu país vai superar a crise sem ajuda externa.

"Sim, vamos superar a crise, inclusive reforçados e sem ajuda externa", declarou ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ).

"Este ano vai ser difícil", advertiu ao mesmo tempo o ministro, que previu ainda "menos crescimento e infelizmente mais desemprego".

"Mas estamos estabelecendo as bases para um ano de 2013 melhor", afirmou.

"As próximas etapas serão uma reforma dos serviços públicos, sobretudo na saúde e educação, ou seja uma racionalização dos gastos nestes setores por parte das regiões autônomas", disse o ministro.

"O segundo eixo das reformas será a melhora do funcionamento dos mercados e uma liberalização do comércio e dos serviços", completou.

Também destacou um saneamento do setor financeiro, que obrigará as instituições mais frágeis a desaparecer.

O governo espanhol comandado por Mariano Rajoy apresentou o orçamento mais austero da história do país, com um ajuste de 27,3 bilhões de euros, o que equivale a 2,5% do PIB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação