Mundo

Morreu Mike Wallace, um dos grandes jornalistas da TV americana

Agência France-Presse
postado em 08/04/2012 15:40
Nova York - Mike Wallace, um dos mais importantes jornalistas da televisão americana, morreu, aos 93 anos, anunciou a rede CBS.

Em mais de 60 anos de carreira, Wallace se destacou por suas entrevistas afiadas com figuras mundiais de grande importância, incluindo quatro presidentes dos Estados Unidos e líderes internacionais, como o russo Vladimir Putin, o aiatolá Khomeini - a quem não hesitou em perguntar se estava louco - e o palestino Yasser Arafat.

Também entrevistou Malcom X pouco antes de seu assassinato, "seus amigos da família Reagan, John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Jimmy Carter e Eleanor Roosevelt", segundo um comunicado divulgado pela CBS.

A entrevista com o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, rendeu-lhe um prêmio Emmy aos 89 anos.

A CBS destacou a "contribuição extraordinária" de Wallace a alguns de seus principais programas, como o jornalístico semanal "60 Minutes", do qual ele foi um dos pioneiros em 1968.

Wallace deixou a TV em 2006, mas manteve uma colaboração periódica. Sua última entrevista para o 60 Minutes foi em 2008. "Ele praticamente criou um estilo de entrevista", comentou a rede.

Wallace iniciou sua carreira no rádio, em 1940, tornou-se animador de TV nos anos 50 e virou jornalista uma década depois. Ele dizia que Martin Luther King era seu herói.

O jornalista morreu na noite deste sábado, em New Canaan, estado de Connecticut, ao lado de sua família, informou a CBS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação