Mundo

François Hollande é eleito presidente da França

Agência France-Presse
postado em 06/05/2012 14:01

França - O socialista François Hollande foi eleito presidente da França ao obter neste domingo (6/5) entre 52 e 53,3% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, segundo as estimativas de quatro institutos de pesquisa.

Segundo o instituto CSA, François Hollande, obteve 51,8% dos votos, para o Ipsos 51,9 dos votos e para o TNS Sofres, 52% frente ao presidente conservador Nicolas Sarkozy.

Hollande se converte assim no segundo presidente socialista da V República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.

Hollande, que no primeiro turno de 22 de abril obteve 28,63% dos votos, votou cedo em sua Tulle, sua cidadezinha no departamento de Corr;ze (centro).

"Vai ser um longo dia, mas não sei se vai ser um bom dia, isso os franceses vão decidir", afirmou Hollande após votar.

Mais cedo, um de seus aliados, Jean-Marc Ayrault, afirmou que um de seus primeiros atos como presidente eleito será entrar em contato com a chefe do governo alemão, Angela Merkel, na noite deste domingo.

"Creio que ele entrará em contato com Merkel para discutir uma reorientação da Europa pelo crescimento, pela competitividade e pela proteção", disse a jornalistas Ayrault, possível primeiro-ministro de Hollande.

Hollande anunciou que renegociará o pacto fiscal europeu de ajustes e austeridade, elaborado por Sarkozy e Merkel, como parte de uma aliança batizada por ele de ;Merkozy;, visando o acréscimo de um capítulo de apoio ao crescimento.

A campanha eleitoral terminou oficialmente nesta sexta-feira e agora, pela lei, os candidatos deviam se manter em silêncio, assim como as estimativas, até o fechamento das urnas às 18H00 GMT (15H00 de Brasília).

O segundo turno da eleição presidencial francesa foi iniciado formalmente neste sábado com a abertura de quatro postos de votação em Saint Pierre e Miquelon, no Atlântico Norte.

Também votaram no sábado os cidadãos de Guiana, Guadalupe, Martinica, San Martin, Polinésia Francesa, Wallis e Futuna e Nova Caledônia, assim como os franceses no continente americano. Na França metropolitana, os colégios abrirão no domingo às 08H00 local (06H00 GMT; 03H00 de Brasília).

Após o fechamento da campanha, Hollande pediu a seus compatriotas para que lhe dessem uma amplia vitória. "Se os franceses devem eleger alguém, que o façam claramente, massivamente, que deem seus votos aquele que possui a capacidade e os meios para atuar", afirmou na sexta-feira.

O candidato socialista disse ainda que representa "mais que a esquerda". "Represento a todos os republicanos, os humanistas, os apegados aos valores e princípios", disse em Moselle (leste).

Na quinta-feira, Hollande recebeu o apoio do dirigente centrista François Bayrou (que recebeu 9,13% de votos no primeiro turno), que disse que votaria nele mesmo sem o consentimento de seus partidários.

A dirigente da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen (terceiro lugar no primeiro turno, com quase 18%), por sua vez, disse que votaria em branco e criticou com virulência ao presidente, apesar de este ter centrado boa parte de sua campanha em questões de imigração e segurança para atrair ao eleitorado ultradireitista.

O candidato socialista se beneficiou, por outro lado, do apoio incondicional do candidato da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (11,10% dos votos no primeiro turno) e da ecologista Eva Joly (2,31%).

A eleição francesa é observada com especial atenção pela União Europeia (UE), afetada pela crise da dívida, devido a proclamada vontade de Hollande de renegociar o pacto fiscal, com duros ajustes, impulsionado pela Alemanha, para incluir políticas de reativação do crescimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação