Mundo

Começa o primeiro Conselho de Ministros do governo Hollande na França

Agência France-Presse
postado em 17/05/2012 14:17

Paris - O primeiro Conselho de Ministros do governo de François Hollande, o novo presidente francês, começou nesta quinta-feira (17/5) às 15h (10h de Brasília). O primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault chegou primeiro, seguido pouco depois da porta-voz do governo, a franco-marroquina Najat Vallaud-Belkacem, e de outros ministros que, sorridentes, posavam para fotógrafos e cinegrafistas.

A primeira medida que será submetida ao Conselho, muito simbólica e destinada a consumar a ruptura com o período do conservador Nicolas Sarkozy, é a redução em 30% da remuneração do chefe de Estado e de seus ministros. Algumas semanas após a eleição de Nicolas Sarkozy em 2007, o salário do chefe de Estado havia aumentado em 170%, passando de 7.000 para 19.000 euros, para se alinhar com o do primeiro-ministro. Esse aumento provocou, na época, uma forte polêmica e, durante a campanha eleitoral, François Hollande havia prometido reduzir a remuneração. Ao final da reunião, haverá a tradicional foto oficial, seguida da coletiva de imprensa da porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação