Mundo

Polícia dos EUA confirma 12 mortos em tiroteio durante estreia de Batman

Agência France-Presse
postado em 20/07/2012 10:21
Denver - O atirador que matou 12 pessoas e feriu ao menos 40 na madrugada desta sexta-feira (20/7) durante a estreia do novo filme do Batman em um cinema na periferia de Denver, Colorado, foi preso quando ainda estava no estacionamento do shopping e identificado como James Holmes, de 24 anos.

A nova tragédia que abalou os Estados Unidos aconteceu a poucos quilômetros do local do massacre de Columbine, ocorrido em 1999. Segundo as primeiras impressões do FBI, Holmes, originário de Aurora, mesmo local do crime, não teria vínculos com células terroristas.

[SAIBAMAIS]O ataque provocou pânico entre as centenas de espectadores que foram ao shopping local assistir à pré-estreia, realizada no Century 16 MovieTheater, de "Batman - O cavaleiro das trevas ressurge", o último filme da trilogia e que era esperado ansiosamente por milhares de fãs.

Muitos cinemas do país organizaram sessões especiais às 0h00 desta sexta-feira para a estreia do filme, que deve arrecadar milhões de dólares em receitas. Segundo Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, testemunhas indicaram que o atirador lançou o que poderia ser uma bomba de gás lacrimogêneo ou de fumaça. "Eles escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou.

De acordo com as primeiras informações da imprensa, dois atiradores teriam agido em duas salas de cinema, mas Oates negou a afirmação e disse não "haver provas" da presença de uma segunda pessoa.

Um porta-voz da polícia, Frank Fania, declarou à rede de televisão CNN que o atirador utilizava um colete à prova de balas e estava munido com um rifle e duas pistolas. Nas primeiras revistas do apartamento do atirador, a polícia localizou equipamentos sofisticados, basicamente itens "inflamáveis ou explosivos".

O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa. "Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".

As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e mandavam todos se abaixar, segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo Denver Post.

A presença de muitos fãs fantasiados pode ter facilitado a fuga do atirador para o estacionamento em meio à confusão, e algumas informações indicam que ele também utilizava uma máscara de gás.

Reagindo à tragédia, o presidente americano Barack Obama declarou estar chocado com o incidente, e prometeu dar apoio às vítimas e punir os culpados em um comunicado.

Em suas declarações, que substituíram um discurso de campanha previsto originalmente em Fort Myers, Flórida (sudeste), Obama afirmou que o tiroteio "cruel e sem sentido" do Colorado faz lembrar "o que nos une como americanos", apelando para "um dia de oração e reflexão". "Tanta violência, tanto mal, é sem sentido", ressaltou Obama. "Mas, enquanto nunca saberemos o que leva alguém tirar a vida de outras pessoas, sabemos o que faz a vida valer a pena", acrescentou a centenas de pessoas.



Antes de concluir seu discurso de sete minutos e fazer um minuto de silêncio em memória das vítimas, Obama disse que esta sexta-feira deveria ser um "dia de oração e reflexão", e não de política.

As autoridades americanas não acreditam que o tiroteio esteja relacionado com o terrorismo. "A investigação está em andamento e o que podemos dizer é que não acreditamos, neste ponto, que exista uma aparente conexão com o terrorismo", declarou Jay Carney, porta-voz do presidente Obama.

Carney enfatizou que equipes do FBI e da agência governamental especializada no controle de armas, a ATF, se encontram no local da tragédia avaliando os fatos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação