Mundo

Primeiro-ministro e ministros sírios desertaram e fogem para a Jordânia

postado em 06/08/2012 09:11
Amã - O primeiro-ministro sírio Riad Hijab, sua família, dois ministros e três oficiais do exército desertaram e se refugiaram na Jordânia na noite de domingo, disse a oposição ao regime de Damasco.

"Hijab, membros de sua família, dois ministros e três oficiais do Exército cruzaram a fronteira na noite passada graças à coordenação entre a oposição síria e o (rebelde) Exército Sírio Livre (ESL)", afirmou Jalid Zein al-Abedin, membro do opositor Conselho Nacional Sírio. "O Exército Sírio Livre os ajudou a cruzar a fronteira. Agora estão em um local seguro, dentro do reino. Vários outros oficiais das forças armadas também desertaram e chegaram à Jordânia na noite passada", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Outro membro da oposição síria confirmou a deserção. "A oposição e o Exército Sírio Livre estão coordenando agora a ajuda aos outros oficiais das forças armadas e a funcionários de alto escalão para que desertem nos próximos dias", disse, pedindo para não ser identificado. Pouco antes, o porta-voz do primeiro-ministro havia declarado à rede de televisão Al-Jazeera a deserção de Hijab, depois que a TV estatal síria anunciou que o primeiro-ministro havia sido destituído de seu cargo.



O primeiro-ministro tomou sua decisão pelos "crimes de guerra e pelo genocídio" cometidos pelo regime de Bashar al-Assad, afirmou o porta-voz, Mohamed Otri, em declarações feitas da Jordânia, antes de afirmar que Hijab está em um "local seguro" com a família. No comunicado que Otri leu em nome de Hijab, o primeiro-ministro sírio declarou: "Anuncio minha deserção do regime assassino e terrorista e me uno à fileira da rebelião para virar um de seus soldados".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação