Mundo

Aiea alerta sobre atenção aos riscos de acidentes nucleares no mundo

postado em 10/09/2012 14:05
Um ano e meio depois dos acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukiya Amano, disse nesta segunda-feira (10/9) que é fundamental manter a atenção sobre os cuidados com a segurança no setor. Em dezembro, as autoridades japonesas e estrangeiras avaliarão as medidas adotadas após as explosões e os vazamentos ocorridos na usina.

;Não devemos relaxar nem abrir a guarda e perder de vista o objetivo final, que é o de tornar a energia nuclear tão segura enquanto estiver ao alcance humano em todo o mundo e para restaurar a confiança do público;, disse o diretor-geral da Aiea, na reunião de governadores da agência, em Viena, na Áustria.

[SAIBAMAIS] Amano disse que foi feita uma revisão sistemática dos padrões de segurança da Aiea para analisar as lições obtidas a partir dos acidentes no Japão e o que deve ser feito para evitá-los. Segundo ele, as medidas se baseiam em aumentar a segurança dos reatores e dos reservatórios de combustíveis, assim como a transparência na área de comunicação.



Em julho de 2013, a agência promoverá a Conferência Internacional sobre Segurança Nuclear. Em 11 de março de 2011, um terremoto seguido de tsunami provocou uma série de explosões e vazamentos na Usina de Fukushima. Os acidentes nucleares levaram ao isolamento da área e à proibição da venda e do consumo de produtos da região. O discurso completo de Amano na reunião hoje de governadores da Aiea pode ser obtido no endereço eletrônico da Aiea.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação