Mundo

Pintura de Renoir é encontrada em mercado de pulgas vendida por U$ 7

Agência France-Presse
postado em 10/09/2012 17:26


Washigton
- Um quadro de Renoir foi encontrado em meio a bugigangas vendidas a U$ 7 em um mercado de pulgas perto de Washington e será leiloado no final do mês em Alexandria (Virgínia, leste dos Estados Unidos).

"Paisagem à beira do Sena", uma pintura a óleo de pequenas dimensões (14 cm x 23 cm), de 1879 e que representa as árvores às margens do rio, será vendida no dia 29 de setembro ao preço de entre U$ 79.000 e U$ 100.000, segundo as estimativas da casa de leilões The Potomack Company.

A paisagem foi comprada no início do ano em um mercado de pulgas no Shenandoah Valley, a oeste da capital americana, por uma mulher muito interessada na vaca de plástico e na boneca que eram vendidas em conjunto, contou Anne Norton Craner, responsável por pinturas na casa de leilões.

Depois da aquisição, a compradora, que não quer se identificar, arrancou o papel marrom da parte posterior do quadro e colocou a pintura em uma bolsa de plástico. "Sua mãe, que estava lá, viu a palavra Renoir sobre a pintura e disse que seria melhor levá-la a alguém que entendesse", disse Craner.

A especialista imediatamente reconheceu que o quadro era de Renoir "pela luminosidade, pela pincelada", afirmou Craner, acrescentando que o papel marrom sempre foi a etiqueta da galeria parisiense Berheim-Jeune, uma das vendedoras de Renoir.

[SAIBAMAIS]Craner fez pesquisas e descobriu que a pintura, inscrita no tomo 1 com o número 142 do catálogo do artista, tinha sido comprada pelo advogado americano Herbert L. May no dia 11 de janeiro de 1926.

A pintura havia sido enviada da França para os Estados Unidos e nesse trajeto ela tinha se perdido.



Alguns compradores já se manifestaram, nos Estados Unidos e no exterior, segundo afirma a casa de leilões.

As pinturas de Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) estão entre as mais caras do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação