Mundo

Príncipe William e esposa entram com ação penal contra revista francesa

Agência France-Presse
postado em 17/09/2012 08:08
O príncipe William e sua esposa Catherine apresentaram nesta segunda-feira (17/9) uma ação penal contra a revista francesa Closer por violação da privacidade, após a publicação de fotos da duquesa de Cambridge de topless. A demanda foi apresentada no tribunal francês de Nanterre, perto de Paris, e tem como objeto implicitamente a Closer, apesar de ter sido tramitada formalmente "contra X".

A denúncia penal resultará em um processo mais longo, no qual será solicitada uma indenização por perdas e danos, informaram no domingo fontes ligadas ao príncipe William. Paralelamente, nesta segunda-feira está prevista uma audiência em um processo civil para tentar bloquear a divulgação das fotografias, tanto em papel como na internet.

O duque e a duquesa de Cambridge desejam que sejam processados o fotógrafo, ou fotógrafos, que, com uma teleobjetiva, tiraram as fotos durante suas férias em uma propriedade privada no sul da França. O contra-ataque judicial na França e as reações hostis na Grã-Bretanha não pareciam, no entanto, impressionar a imprensa em outros países.

Como foi anunciado, a revista italiana Chi, editada como a Closer pela Mondadori, propriedade de Silvio Berlusconi, publicou as fotos com a manchete "Catherine Middleton - Escândalo na corte: a rainha está nua". O editor da revista, Alfonso Singorini, anuncia uma "reportagem extraordinária: pela primeira vez, a futura rainha da Inglaterra aparece de forma natural, sem as obrigações naturais vinculadas à etiqueta". "Hoje, os que falam de escândalo continuam vinculados à ideia de uma monarquia de homens e mulheres perfeitos, não humanos", justifica.

[SAIBAMAIS] Segundo Richard Malka, especialista em direitos da imprensa, neste tipo de processo "quase nunca se condena os paparazzi, pois não se sabe quem são". Um processo penal neste tipo de caso é muito raro. Trata-se de um delito, pois as fotos foram tiradas dentro de um recinto privado. "O efeito buscado pelo autor da ação é dissuasivo, mas o efeito perverso é que se fala mais a respeito e isso dá publicidade ao periódico", acrescentou.



No sábado, o jornal irlandês Irish Daily Star reproduziu as páginas da Closer. Nesta segunda, foi a revista Chi. Esta revista já se destacara em 2006 quando publicou fotos de Diana, mãe de William, moribunda depois do acidente com seu carro em Paris, em 1997.

Mas as fotos de Kate com os seios desnudos e na companhia de seu marido "não têm nada de chocante, pois mostram uma jovem que se bronzeia com o busto nu como se vê aos milhares nas praias", afirmou a chefe de redação da Closer, Laurence Pieau, anunciando que as imagens seriam oferecidas a outras revistas no mundo.

A imprensa britânica não publicou nenhuma das fotos e está atenta depois de ter sido muito criticada por seus excessos na época de Diana e à espera das conclusões de um relatório sobre a ética da mídia depois do escândalo das escutas telefônicas ilegais do tabloide News of The World.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação