Mundo

China recorre à OMC contra Estados Unidos por longa lista de produtos

Agência France-Presse
postado em 17/09/2012 12:34
Genebra - A China recorreu nesta segunda-feira (17/9) à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra "medidas compensatórias e antidumping" dos Estados Unidos que afetam uma longa lista de produtos chineses. Entre os produtos exportados pela China figuram o papel, aço, pneus, ímãs, produtos químicos ou equipamentos de cozinha ou de energia eólica, indicou a OMC.

[SAIBAMAIS] A "demanda de consultas" - etapa necessária antes do procedimento de resolução de conflitos da OMC - acontece no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos apresentou uma ação similar contra a China, acusada de favorecer indevidamente a exportação de seus automóveis.



A demanda americana está centrada no programa "básico exportador" chinês, com o qual Pequim oferece apoio às montadoras em regiões pensadas para virar centros exportadores. Segundo a queixa dos Estados Unidos, Pequim injetou mais de um bilhão de dólares em subsídios a exportadores automotivos sob o programa, entre 2009 e 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação