Mundo

Pesquisa indica que maioria dos americanos apoia vínculos com a China

Agência France-Presse
postado em 18/09/2012 16:08

Washington - Apesar da forte polêmica em torno das relações com a China na campanha eleitoral americana, a maioria dos cidadãos apoia a manutenção de um vínculo estreito com a potência asiática e não percebe sua intensificação como um problema, indica uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (18/9).

O estudo do Pew Research Center mostrou sentimentos contraditórios entre os americanos, que consideram que os chineses são trabalhadores duros e ao mesmo tempo desconfiam da China e manifestam preocupação com seu fortalecimento econômico.

Entre os consultados, 56% consideram que os Estados Unidos devem ser "exigentes" com a China nos temas econômicos e comerciais, mas cerca de dois terços acreditam que os vínculos com a China passam por um bom momento e 55% apoiam "uma estreita relação" com a China.

[SAIBAMAIS]Os americanos não situam a China entre as principais ameaças para os Estados Unidos. Eles a colocam abaixo do extremismo islamita, dos programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, da instabilidade financeira global e da violência do narcotráfico no México.

"Em termos gerais, não veem a China como um inimigo e não pensam que as relações (com Pequim) sejam ruins", disse Richard Wike, diretor associado do Pew Global Attitudes Project.

"Contudo, estão preocupados e acreditam que o crescimento da China - em particular o crescimento econômico - é uma ameaça para os Estados Unidos em temas como o emprego, a dívida e o déficit comercial".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação