Mundo

Irã poderá ter bomba nuclear em dez meses, avaliam especialistas

Agência France-Presse
postado em 08/10/2012 22:06
Washington - O Irã poderá produzir a quantidade necessária de urânio enriquecido para fazer a bomba atômica no prazo de dois a quatro meses, e depois precisará de entre oito e dez meses para construir o dispositivo nuclear, avaliaram especialistas nesta segunda-feira.

Segundo o relatório, publicado pelo Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional, Teerã avançou em seu esforço para obter urânio enriquecido, mas para acumular os 25 kg de urânio altamente enriquecido necessários para montar uma arma nuclear "precisará de entre dois a quatro meses".

Assim que tiver suficiente urânio enriquecido, Teerã deve levar de oito a dez meses para construir uma arma nuclear, disse à AFP um dos autores do estudo, David Albright.

Para obter este objetivo, o Irã terá de recorrer a seu urânio enriquecido a 3,5% e às reservas de urânio enriquecido a 20%.

Mas o relatório destaca que os inspetores dos Estados Unidos e da ONU poderão detectar qualquer progresso mais efetivo em direção à bomba nuclear: "uma decisão (do Irã de fabricar armamento nuclear) durante o próximo ano não poderá escapar da detecção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e dos EUA".

O documento destaca ainda que "Estados Unidos e seus aliados mantêm a habilidade de responder com força a qualquer decisão do Irã".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação