Mundo

Venezuela: vice-presidente candidata-se a governador para ampliar poder

Agência France-Presse
postado em 12/10/2012 16:21
Caracas - O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, candidatou-se nesta sexta-feira ao governo do estado de Miranda (norte) e concorrerá nas regionais de dezembro com seu opositor, Henrique Capriles, que buscará sua reeleição nesse cargo após perder nas presidenciais.

"Mirandinos e mirandinas, chegou a hora. Depois da vitória do comandante (presidente) Hugo Chávez, dia 7 de outubro, chegou a hora de iniciarmos a recuperação de nosso estado Miranda", que é governado por Capriles, disse Jaua ante dezenas de seus simpatizantes após sua candidatura.

Capriles retomou seu cargo como governador após ser derrotado por Chávez, que foi reeleito como presidente com 55,25% dos votos ante 44,13% de seu rival.

O até agora vice-presidente será substituído do cargo nos próximos dias pelo chanceler Nicolás Maduro, que foi nomeado por Chávez na quarta-feira.

Jaua, uma das figuras mais fortes do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), afirmou que sua vitória nas regionais no próximo dia 16 de dezembro servirá para incluir Miranda no "projeto socialista e revolucionário" do governo.

O candidato também prometeu enfrentar o flagelo da violência e insegurança do estado, um dos mais golpeados por este problema neste país com a taxa de homicídios mais alto da América do Sul, e criticou Capriles por não resolver esta situação.

"É um dever proteger a vida dos mirandinos. Garantir a paz de nosso povo não é uma tarefa fácil porque o problema da violência é complexo", afinou Jaua, antecipando que também promoverá um plano de locomoção e moradia em Miranda, um dos mais povoados da Venezuela.

A meia-noite desta sexta-feira vence o prazo para a inscrição nas candidaturas às regionais, cuja campanha será iniciada dia 1; de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação