Mundo

Políticos do Japão visitam santuário polêmico para relações sino-japonesas

Agência France-Presse
postado em 18/10/2012 06:54
Tóquio - Dois ministros e dezenas de deputados japoneses visitaram na manhã desta quinta-feira (18/10) o santuário de Yasukuni, venerado pelos nacionalistas e símbolo do passado militarista do Japão para China e Coreia do Sul.

Os ministros dos Transportes, Yuichiro Hata, e da Reforma Postal, Mikio Shimoji, chegaram pela manhã no santuário. O chefe do principal partido de oposição e favorito ao cargo de primeiro-ministro nas próximas eleições, Shinzo Abe, visitou o santuário na véspera.

"Vim como presidente do PLD para prestar homenagem e rezar pelos espíritos heróicos que sacrificaram suas vidas pelo país", disse o líder do Partido Liberal Democrata (direita), favorito para suceder o atual premier de centro esquerda, Yoshihiko Noda. A visita de Abe foi condenada por Pequim e Seul.



A agência oficial Nova China denunciou na noite de quarta-feira um gesto "que vai complicar ainda mais as relações bilaterais" já abaladas pelo aumento da tensão em torno das ilhas Diaoyu/Senkaku, no Mar da China Meridional, sob o controle de Tóquio mas reivindicadas por Pequim.

"Em um momento tão delicado, a visita de Abe (...) é mais um insulto e dirige um novo golpe contra relações sino-japonesas já frágeis", avalia a Nova China.

O porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores manifestou seu "profundo pesar e preocupação" com a visita de um alto responsável político como Abe "a um símbolo da guerra, da agressão e do militarismo japoneses".

A reputação negativa do santuário de Yasukuni aumentou após a inclusão em segredo, em 1978, dos nomes de 14 criminosos de guerra condenados pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial aos nomes dos 2,5 milhões de soldados caídos pelo Japão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação