Mundo

Japão quer uma solução pacífica para ilhas disputadas com a China

Agência France-Presse
postado em 19/10/2012 11:43
Berlim - O ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, afirmou nesta sexta-feira (19/10), em Berlim, querer buscar uma solução pacífica baseada no direito internacional para o conflito que seu país enfrenta com a China pelas ilhas Senkaku/Diaoyu.

"O que quero dizer é que aspiramos a uma solução pacífica baseada no direito internacional", afirmou durante uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega alemão, Guido Westerwelle.

[SAIBAMAIS]Koichiro Gemba acrescentou que Tóquio não deseja uma escalada na tensão com Pequim depois da nacionalização que o Japão fez, no início de setembro das ilhas Senkaku, situadas no Mar da China Oriental e administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim sob o nome de Diaoyu.



Estas ilhas pertenciam até agora a um proprietário privado japonês. "Devemos intensificar o diálogo nas relações sino-japonesas", enfatizou o ministro, segundo declarações traduzidas do japonês para o alemão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação